top of page

Como usar macramê na decoração

Saiba como você pode usar os paineis ou cortinas de macramê na decoração de formas variadas



O macramê é uma técnica de tecelagem manual que permite criar peças artesanais únicas. Apesar de ser uma técnica muito antiga, o macramê voltou com tudo na decoração, como aquela tendência que veio para ficar.


É possível utilizar o macramê para criar uma variedade de peças para a decoração, como os hangers para plantas, acessórios para a decoração como mantas e tapetes. Além, é claro, dos paineis e cortinas de macramê, peças que podem se destacar na decoração e transformar um ambiente.


Por serem feitos em material natural, os paineis e cortinas de macramê criam textura no ambiente trazendo maior sensação de aconchego à decoração, além de se destacarem pelo valor do que é criado à mão em um processo 100% artesanal, deixando a decor mais afetiva.

Muitas pessoas associam o macramê a uma decoração mais rústica ou bohemian devido aos materiais naturais utilizados para sua criação, mas a verdade é que o macramê é super versátil e atende a todos os estilos de decoração, do mais clássico ou vintage até o mais moderninho ou minimalista.


Nesse post vou compartilhar ideias e dicas de como você pode usar os paineis e cortinas de macramê na decoração de formas variadas. Se você quer trazer todo o charme e beleza do macramê para a sua decoração, rola esse post que ele é pra você.





Cabeceira de cama


Acima da cabeceira da cama ou até mesmo fazendo o papel de cabeceira no caso de camas box, por exemplo, os paineis de macramê trazem toda sua beleza e muito aconchego para a decoração do quarto. Você pode usar um grande painel que preencha toda a largura da cama ou mesmo um painel menor centralizado. Quanto ao modelo de painel de macramê, você pode optar por um modelo mais retilíneo e moderno ou um modelo em camadas e mais boho. Escolha aquele que você sentir que conecta mais com você e com o estilo da sua decoração.



(projeto fernanda dutra)



Painel decorativo de parede


Os paineis de macramê, também chamados bandeiras ou flâmulas, decoram como se fossem quadros na parede, trazendo a riqueza de detalhes da trama do macramê, e toda a identidade e valor do trabalho artesanal para a decoração. Os paineis funcionam em qualquer ambiente, do hall de entrada à sala e quarto. Podem ser usados como uma peça única de destaque na parede ou em composição com outros elementos na parede. Assim como na dica anterior de cabeceira de cama, são diversos modelos disponíveis para você escolher aquele que orna melhor com o ambiente e estilo da sua decoração.





Cortina divisória de ambientes

Os paineis de macramê, além de decorativos, podem ainda se tornar peças funcionais, se usados como cortinas divisórias de ambientes. Podem ser utilizados como cortina de porta em um espaço onde se pretenda interligar os ambientes. Já em espaços com cômodos completamente integrados, a cortina de macramê pode ser utilizada para marcar a divisão entre um ambiente e outro, e criar uma privacidade discreta entre os mesmos. Uma outra possibilidade é ser usada como cortina de janela.



(apartamento integrado, manoela fleck arquitetura)


 

Procurando paineis de macramê para a sua decoração? Veja aqui. Gostaria de uma cortina personalizada em um modelo exclusivo para você? Veja como aqui.


bottom of page