perguntas frequentes

posso lavar as minhas peças de macramê? que cuidados devo ter? 

Para a manutenção da limpeza das suas peças, prefira a utilização de espanador (no caso de peça em barbante ecológico) ou uma escovinha seca (no caso de peça em cordão 100% algodão) para retirar o pó. Não utilize aspirador de pó em suas peças para não danificar os nós.

 

Caso opte pela lavagem, siga as recomendações descritas para conservação dos seus macramês:

Lavagem de peças em cordão 100% algodão:

  • Prefira a lavagem à mão e utilize somente água e sabão neutro.

  • Não utilize alvejante ou qualquer produto abrasivo.

  • Esfregue, com uma escovinha com água e sabão neutro, delicadamente e com cuidado para não desgastar o tecido ou danificar os nós. 

  • Enxague em água corrente e evite torcer ou deixar de molho.

  • Evite lavar em máquina. Caso o faça, utilize o modo de lavagem delicada sem centrifugar e sem molho profundo (atenção a argolas de metal, troncos e argolas de madeira, materiais que podem danificar o seu equipamento).

  • Não lave em máquina peças que contenham detalhes em lã ou outros fios coloridos ou peças com mistura de cordões e fios diversos. Para estas peças prefira a manutenção da limpeza a seco e, em caso de lavagem, opte sempre pela lavagem delicada à mão. 

  • Não utilize secadora.

  • Deixe secar à sombra, com a peça esticada (sem torcer).

Lavagem de peças em barbante ecológico:

  • Lave à mão e utilize somente água e sabão neutro. 

  • Não utilize alvejante ou qualquer produto abrasivo.

  • Não esfregue ou torça as peças, para não desgastar o tecido ou danificar os nós.

  • Enxague em água corrente e evite torcer ou deixar de molho.

  • Não lave junto com outras cores.

  • Não utilize máquina de lavar, mesmo no modo delicado.

  • Para as peças com mistura de cordões e fios diversos prefira a manutenção da limpeza a seco

  • Não utilize secadora.

  • Deixe secar à sombra, com a peça esticada (sem torcer).

ESTE DESCRITIVO ESTÁ DISPONÍVEL EXCLUSIVAMENTE PARA CONSULTA.

MATERIAL AUTORAL E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA INÁ.

PROIBIDA A CÓPIA, REPRODUÇÃO, VENDA OU QUALQUER OUTRO USO COM OU SEM MODIFICAÇÃO NA TOTALIDADE OU EM PARTE, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DA INÁ.

como pendurar o meu painel ou hanger de macramê?

Os painéis de macramê já vão com uma alça para você poder pendurar na sua parede ou onde preferir. Para pendurar na parede, é recomendado utilizar bucha e parafuso para garantir que o peso das peças será suportado. Evite pendurar somente por pregos, pois estes podem não suportar o peso de peças maiores.

Os hangers de macramê podem ser pendurados por suportes tipo mão francesa na parede ou ganchos apropriados para esta função no teto. Não é recomendado pendurar seu hanger no teto caso este seja de gesso ou qualquer tipo de forro. Garanta que o suporte que vai receber o hanger esteja bem fixado, pois ele sustentará o peso do hanger com o vaso de planta.

por que leva dias para produzir minhas peças?

Todas as peças vendidas na loja ou sob encomenda são 100% artesanais, feitas totalmente à mão pela INÁ. A estimativa de até 10-15 dias úteis para produção e postagem de peças da loja reflete o tempo necessário para que suas peças sejam produzidas respeitando o tempo do processo artesanal, carregando as melhores energias daquilo que é feito à mão e com amor. Dentro deste prazo também já está a postagem das suas peças, ou seja, a entrega aos Correios para o envio*.

 

*a partir da postagem das suas peças, passa a contar o prazo de entrega dos Correios, que foi calculado no momento da sua compra ao informar seu CEP e forme de envio.

é possível retirada pessoal para evitar pagamento de frete?

Sim, é possível! Caso você prefira, poderá retirar a sua compra diretamente no ateliê, que fica em Itaipu, Niterói.

 

Para isto, basta selecionar a opção "retirada no ateliê" no momento da sua compra, e o valor do envio ficará como grátis.

quais as formas de pagamento?

Na loja todas as compras são realizadas através do mercadopago em um ambiente protegido e seguro, e você pode optar pelo pagamento em boleto bancário ou cartão, à vista ou parcelado em até 12x. Caso prefira realizar o pagamento da sua compra na loja via transferência/pix entre em contato com a INÁ para receber as orientações para a compra com pagamento via transferência/pix. 

No caso de encomendas personalizadas, você poderá optar pelo pagamento no formato que preferir: boleto bancário, cartão à vista ou parcelado, ou transferência/pix.

a minha peça será idêntica às fotos dos produtos da loja?

Todas as peças da loja são 100% artesanais, de forma que as medidas informadas são aproximadas. Por se tratar de um trabalho feito totalmente à mão, cada peça é única e, portanto, apresentará pequenas variações. Por se tratarem de produtos artesanais, pequenas variações, como as tonalidades das cordas e formato dos tronquinhos, podem ocorrer. As fotos em cada produto visam ilustrar da forma mais fiel possível o modelo da peça e seus detalhes.

posso colocar minhas peças de macramê em áreas externas?

Todas as peças criadas pela INÁ são produzidas com materiais naturais, como cordões de algodão e basbantes ecológicos e, portanto, não são indicadas para áreas externas em que estarão sujeitas às ações de intempéries, como chuvas. Caso opte por colocar sua peça em área externa, procure fazê-lo em áreas cobertas e protegidas da ação de intempéries.

é possível fazer encomendas

personalizadas?

Sim! Além das coleções autorais disponíveis na loja online, a INÁ também cria sob encomenda peças personalizadas como maxi paineis e tapeçarias de parede, cortinas divisórias ou outros projetos personalizados, para clientes finais, profissionais ou projetos comerciais. Entre em contato e nos conte o que deseja!

é possível fazer pedidos internacionais?

Caso você não esteja no Brasil e deseje ter peças da INÁ, entre em contato, faremos o possível para viabilizar o envio para o seu país/cidade!